Muitos pontos devem ser levados em conta quando se decide plantar uma árvore em frente de casa. O porte da árvore para que não interfira na fiação elétrica, o tamanho das raízes para não quebrar calçadas e até o tráfego de pessoas no local são alguns itens essenciais que devem ser observados, para que se garanta o sucesso do plantio.
Também é importante garantir que a árvore tenha espaço suficiente para absorver água e nutrientes. Felizmente, muitas prefeituras hoje dispõem de planos de arborização urbana e os colocam à disposição da população para consultas. Antes de plantar uma árvore, vale consultar o site da prefeitura da sua cidade e checar as normas e sugestões.
Abaixo sugerimos algumas árvores para arborização e destacamos algumas características que podem te ajudar na escolha.
Ipê Amarelo Cascudo
Entre tantos tipos de árvores denominadas como Ipês, essa espécie não cresce muito, a altura varia de 4 a 10 metros e por isso é muito utilizada na arborização urbana.
O crescimento é rápido e possui uma floração maravilhosa amarela que ocorre nos meses de agosto e setembro quase sem nenhuma folhagem, já que fica sem folhas durante o inverno.
O fenômeno da perda de folhas ocorre para poupar a umidade e para que a espécie possa sobreviver ao inverno do sul e sudeste, que geralmente é seco. A floração ocorre como um ato de stress da árvore que, “ameaçada” de morte pela falta de água, busca se reproduzir. Contudo, em setembro começam as chuvas e um novo ciclo de vida se inicia.
Araçá
Essa frutífera tem porte pequeno, de 3 a 6 metros de altura, mas é muito resistente e frondosa. Possui folhas simples, lisas e sem nervura e floração duradoura, que podem levar de junho a dezembro.
A produção de frutos também é igualmente longa, indo de setembro a março. Há variedade de frutos amarelos e vermelhos. São ótimos para consumo in natura, pois além de ricos em fósforo e vitamina C, apresentam pouca caloria.
Além de seus frutos serem para consumo humano, alimenta diversas aves saíras, sabiás e bem-te-vis, dentre outras.
Jacarandá
Altura de 5 a 10 metros. Característica de solos rochosos, muito presente no Cerrado. Folhas compostas até 50 cm de comprimento, com 8 a 10 pares jugas, terminando em 10 a 15 pares de folíolos.
A floração arroxeada é muito apreciada e difundida na arborização urbana. As flores surgem quando a planta está quase que totalmente sem folhas graças ao inverno e dura cerca de dois meses, iniciando em setembro. Conclusão: é um espetáculo de cor!