Muitas pessoas podem acreditar que um jardim na casa de praia é difícil de implantar e manter. E de fato, o jardim na casa de praia está sujeito às adversidades climáticas comuns ao litoral, como altas temperaturas no verão, chuva, vento e maresia constantes, solos arenosos e com salinidade excessiva, além do frio durante o inverno. Todos estes detalhes devem ser levados em consideração durante o planejamento do jardim, que também deve apresentar flores ou frutos no verão e ser de baixa manutenção. Afinal, de nada adianta plantarmos uma flor belíssima e adaptada ao litoral se ela floresce apenas no inverno, quando não estamos lá para admirá-la.
Hoje trouxemos 4 espécies de árvores para casas de praia. Vamos conferir?
Amendoeira
Planta excelente para regiões litorâneas, a amendoeira é tolerante à salinidade do ar e do solo, assim como a ventos fortes e estiagem.
Cultivada a pleno sol, não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
Coqueiros
O coqueiro é sem dúvida alguma uma das plantas mais utilizadas no paisagismo de regiões litorâneas. São três os principais tipos, produtivas e ornamentais, embora com utilidades distintas.
O tipo gigante é a palmeira original, muito alta e longeva, é adequada para a produção de coco seco. Em compensação, a espécie considerada anã é mais apropriada para a exploração do coco verde.
Ela atinge no máximo 3 metros, sendo muito produtiva durante seus cerca de 20 anos de vida. O terceiro grupo é composto pelas plantas híbridas, resultantes do cruzamento entre anãs e gigantes, com características naturalmente intermediárias.
Flamboyant
É nativa da ilha de Madagascar, no continente africano. Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental. Adaptou-se muito bem em toda a América Tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe.